Duas amigas, uma arquitecta e a outra nem por isso, juntam-se para partilhar a paixão comum por
boa arquitectura e design com uma pitada de fotografia e DIY. Tudo em três minutos ou menos.

 

16/11/2014

Mosaico hidráulico - o contador de histórias!


Esta semana li no blog A Ervilha Cor de Rosa um post sobre mosaicos hidráulicos.
 Se há uns anos atrás me afastava deles, actualmente olhar para um chão (ou parede!) de mosaico hidráulico tem um fascínio incrível para mim.
Mas afinal o que é o mosaico hidráulico e qual a sua história? É um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento solidificado por meio de prensas. O mosaico hidráulico teve o seu apogeu entre o fim do século XIX e meados do século XX. A sua origem remonta a 1850 no sul de França, mas difundiu-se em larga escala por Espanha, Itália, Inglaterra e Portugal. Era popular pela sua resistência e qualidades decorativas que permitiam contar autênticas histórias, mas era considerado exclusivo da alta sociedade da época pelo seu fabrico exclusivamente manual.
Com a industrialização dos anos 60 do século passado foi progressivamente substituído pelo aparecimento de outros materiais menos elaborados e mais rentáveis. Acabou por cair em desuso e quase desapareceu. No entanto, nos últimos anos assistimos ao seu resgate ao ser utilizado na arquitectura contemporânea com apontamentos retro e, consequentemente, uma nova fase de grande fabrico do mesmo. Claro que este novo impulso, como tão bem referiu Rosa Pomar no post “mosaico hidráulico 2.0”, este novo impulso traz consequências boas e más. O bom? O novo impulso que a moda do vintage e do retro lhe dá, traz cada vez mais adeptos e cada vez mais fabricantes e, invariavelmente, mais opções.
 O mau? As imitações de má qualidade em que o padrão é impresso.

O verdadeiro mosaico hidráulico continua a ter que ser produzido como o era originalmente uma vez que, apesar dos avanços tecnológicos, ainda não é possível reproduzir industrialmente as cores, o acabamento mate e a textura suave do mosaico artesanal.

Marta.

via pinterest
via pinterest
via oppa

via mosaic del sur
via mosaic del sur
via arquitete
via egue & seta

Sem comentários:

Enviar um comentário