Duas amigas, uma arquitecta e a outra nem por isso, juntam-se para partilhar a paixão comum por
boa arquitectura e design com uma pitada de fotografia e DIY. Tudo em três minutos ou menos.

 

06/11/2014

Fábrica do Gelado dá mais vida ao bairro dos Anjos


Uma antiga padaria na Rua Forno Tijolo foi renovada e é agora uma gelataria hipster. A recentemente aberta Fábrica do Gelado manteve a aparência e diversos detalhes do anterior estabelecimento: os interessantes azulejos em cor de marfim e em castanho, os balcões de mármore, o pavimento em mosaico hidráulico "fingido" na zona da loja e mosaico hidráulico na zona da fábrica, e algumas das pinturas das paredes.
Azulejos cor de marfim e castanhos

Mosaico hidráulico "fingido"

As obras de renovação tiveram em consideração as premissas da reabilitação, sendo a maioria das alterações reversíveis, e cingiram-se a pequenas modificações por forma a adaptar o espaço a gelataria e cumprir os requisitos da legislação em vigor.

Das pinturas originais, três sofreram trabalhos de limpeza e de recuperação efectuados pela empresa especializada Akto, e onde anteriormente se encontravam as restantes pinturas, podem agora ver-se trabalhos que identificam o métier e as sócias da Fábrica do Gelado, tendo estes sido realizados pela dupla de ilustradores Colectivo Francês

Ilustrações do Colectivo Francês
O espaço permite a permanência de somente algumas pessoas e, tendencialmente, compra-se o gelado e aproveita-se o bom tempo para o comer no exterior da loja. No entanto, existem dois bancos para aqueles que gostam de comer relaxadamente o seu gelado, bolo caseiro, chocolate quente ou café Nespresso, os deliciosos produtos que a Fábrica do Gelado vende neste momento.

Caixas para levar para fora 
As duas sócias, as arquitectas Andreia Salavessa, do ateliermob, e Zoraima de Figueiredo, da platform[az], pretendem ajudar a desenvolver o bairro dos Anjos, e, tanto quanto possível, compram produtos localmente. Hélder Costa, tio de Zoraima, com mais de 40 anos de experiência na área, transmitiu os seus conhecimentos às duas sócias. Neste gelado (de tipo italiano) são utilizados apenas ingredientes frescos e este não contém quaisquer aromas ou corantes artificiais. Os sabores, especialmente os de fruta, variam de acordo com a estação, mas os sempre presentes lima-hortelã, maracujá, caramelo salgado e iogurte são deliciosos. O limão, frutos vermelhos, figo, morango e melão não lhes ficam atrás.

18 sabores de gelado



Fiquem atentos: este poderá em breve ser o melhor gelado de Lisboa!

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário