Duas amigas, uma arquitecta e a outra nem por isso, juntam-se para partilhar a paixão comum por
boa arquitectura e design com uma pitada de fotografia e DIY. Tudo em três minutos ou menos.

 

17/12/2014

A Versatilidade do Microcimento

Fui convidada pela Nanocrete a participar num workshop sobre o microcimento Microcrete e, como no 351 Design Street temos um gosto particular por betão (a Marta fez um post sobre este material que pode ler aqui) e as suas múltiplas utilizações, aceitei o desafio.
O microcimento, que consiste numa mistura de cimento aluminário e refractário, dióxido de silícios e aditivos especiais, possibilita resultados minimalistas que se assemelham ao cimento alisado e é actualmente muito procurado para imprimir notas de contemporaneidade à arquitectura e ao design.
Aliando a estética e a funcionalidade à rápida aplicação, este material torna-se numa boa escolha para renovar espaços onde se pretende substituir o pavimento ou as paredes sem se retirar o revestimento existente.
Com possibilidade de diversas cores, utilizado tanto em interiores como em exteriores, este material pode ser aplicado sobre as mais variadas superfícies, como a madeira, o MDF, azulejo, tijoleira, ou até mesmo o vidro. Não necessita de juntas de dilatação (excepto quando aplicado sobre um material que ele próprio obrigue a juntas de dilatação) e é resistente a água e a gorduras e têm um peso próprio relativamente baixo.
A versatilidade do material permite que se criem ambientes e peças extraordinárias e são cada vez mais os exemplos da sua utilização: os pavimentos e bancadas de apoio ou de cozinha, como no Restaurante Conceito, no Estoril, ou na 1300 Taberna, no LX Factory, em Lisboa; em instalações sanitárias e até detalhes decorativos, como se pode ver nas letras em baixo-relevo no Hotel Casa do Conto (do colectivo de arquitectos Pedra Líquida) no Porto ou ainda no extraordinário projecto The Initiation, de Wei Yi DesignAssociates.
A Microcrete é uma marca de entre outras no mercado, mas esta, além de dar a oportunidade de participar num workshop onde qualquer pessoa pode aprender mais sobre este produto, pode também gabar-se de ser 100% Portuguesa!

Ana
Hotel Casa do Conto do colectivo de arquitectos Pedra Líquida
Foto FG + SG Via www.yatzer.com 
Restaurante Conceito
Via https://www.caras.sapo.pt


1300 Taberna
Via mesamarcada.blogs.sapo.pt 
Via http://tatianadoria.blogspot.pt
Via www.hotfrog.pt
Via http://forumdacasa.com
The Initiation – Wei Yi Design Associates
Via 
https://www.behance.net/gallery/WEI-YI-DESIGN-ASSOCIATES-THE-INITIATION/10434085  
The Initiation – Wei Yi Design Associates
Via 
https://www.behance.net/gallery/WEI-YI-DESIGN-ASSOCIATES-THE-INITIATION/10434085  
Mostruário de possíveis cores de microcimento
Via http://www.microcementuk.info

Sem comentários:

Enviar um comentário