A marca A Padaria Portuguesa abriu as portas da sua primeira loja em meados de 2011. Hoje, decorridos mais de três anos conta com 25 lojas espalhadas por Lisboa.
É um negócio familiar que começou quando Nuno Carvalho e o seu primo, José Diogo Quintela, se juntaram para criar um espaço que alia a boa padaria portuguesa com a típica pastelaria de bairro.
Não vou entrar em mais detalhes económicos, será suficiente dizer que planeiam atingir as 40 lojas até 2016 e, consequentemente, criar 250 novos postos de trabalho.
Também não vou argumentar que o pão de deus é divinal, que o croissant do diabo é tentador ou que o pão é de boa qualidade e está sempre a sair do forno.
Aqui fala-se de design e arquitectura! Ao entrar numa Padaria Portuguesa apercebemo-nos do fio condutor de todas elas: os tons giram em torno do terracota e do laranja, as paredes são pretas, há trocadilhos com os provérbios populares escritos na parede e luz, muita luz. O chão é em mosaico hidráulico artesanal produzido em Portugal pela Projecto Mosaico e é comum a todas as lojas. De tão perfeitinho que é o desenho, quase parece uma impressão. Mas não, é o verdadeiro mosaico hidráulico!
Uma coisa é certa na Padaria Portuguesa: para além da marca, o ambiente é muito bem pensado para transparecer a ideia de tradicional e antigo, mas sendo ao mesmo tempo moderno, jovem e divertido! Só lamento que não hajam os típicos sacos sacos de pano para levar o pão...
Marta.
NOTA DO AUTOR: após a publicação original deste post fui contactada pela Padaria Portuguesa e informada de que já dispõem de sacos de pano para levar o pão! E com um design muito tradicional... espreitem a foto no nosso facebook e Pinterest!
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